Perfil: Samira Campos

Existe uma categoria aqui no blog que ficou esquecida durante um certo tempo, a dos perfis. Então, resolvemos trazê-la de volta e fazer essa reestreia em grande estilo! Nossa primeira convidada é a jornalista de moda Samira Campos…

Formada em administração de empresas pela ESAG e pós-graduada em marketing, minha primeira curiosidade foi perguntar a ela como ocorreu essa transição para o jornalismo e, principalmente, para a moda, até se tornar a profissional que é hoje. Mas, segundo Samira, não houve transição alguma. Desde pequena já havia nela um grande interesse pelo universo da moda, já tendo tido, inclusive, uma breve experiência como modelo.

Com relação ao jornalismo, poucos sabem, mas Samira fez parte da primeira turma de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina, a UFSC, chegando a cursar até a 7ª fase. Como conseguiu o registro para trabalhar antes disso, não viu necessidade em se formar. A partir daí, se apaixonou pelo jornalismo diário e atuou em diversas áreas, tornando-se editora e apresentadora do Jornal do Almoço, da RBS TV, por 20 anos. Nos anos 90, trouxe para o Jornal o quadro Ponto a Ponto, que falava sobre moda de forma direta e acessível. O projeto foi reconhecido como pioneiro no estado.

Em 2000, criou o primeiro site de moda catarinense, o Estilo Samira Campos, e há sete anos coordena e apresenta o programa de mesmo nome, que vai ao ar todo domingo às 21h, na TVCOM. Com sua experiência em marketing, dirige também seu escritório de comunicação, o Samira Campos vídeo+comunicação, especializado em life style, consultoria e assessoria para empresas do ramo de moda, gastronomia, beleza e decoração.

Em poucos dias o site Estilo Samira Campos estará de cara nova, a fim de se firmar como o maior portal de moda do estado. Perguntei a Samira como é sua relação com a internet e quais são, do seu ponto de vista, os prós e os contras desse meio de comunicação. Segundo ela, todas essas novas mídias, como Facebook e Twitter, representam uma construção diária, que demanda tempo e uma boa equipe, mas o resultado vale a pena.  Ela, que vem de uma geração sem internet, afirma que ainda está se adaptando, mas permanece otimista: “Sempre existirão as pessoas que copiam, que escrevem mal e sem conteúdo, independente do meio. O importante é saber e ter a segurança de que tudo que tiver qualidade será bem recebido”. Samira tem conversado com os principais editores do Brasil e afirma que a palavra blogueira já se tornou algo pejorativo, sinal de que está ocorrendo, aos poucos, a decadência da chamada egosfera

Sobre a importância dos acessórios em sua vida, Samira afirma que, para ela, é algo que modifica tudo: “Os detalhes são fundamentais hoje em dia, às vezes você pode botar o mesmo vestido preto com um super colar, duas pulseiras cuffs e você transforma totalmente o look, podendo ir do moderno ao vintage facilmente. Acessórios podem dar todo um toque especial, um sapato, um colar, um brinco lindo… É isso que faz a diferença”.

Entre os desejos de consumo de Samira estão os anéis no estilo renascentista, com banhos escuros e mais românticos, seguindo a linha da Prada (estilo que voltou à moda com força total após a aclamada coleção de Primavera/Verão 2011 Minimal Baroque e continua firme até hoje). Para ela, que é fã declarada das cuffs e do anelismo, quanto maior melhor.

Tendências para o inverno: Tons metalizados, terrosos e preto e branco.

Apostas para o verão: Tons pastel, neon e flúor.

Referência: Apesar de Samira não gostar do termo, ela cita Costanza Pascolato, por seu estilo, conteúdo e personalidade.

Estilista: Ronaldo fraga, pela forma como se expressa em suas criações.

Marca: Animale, como roupa, atingiu um nível de qualidade e estilo impecáveis.

Conteúdo de moda: Revista Vogue (Samira afirma sentir falta de profissionais que se destacam individualmente hoje em dia, principalmente porque o mercado atual exige que tudo seja feito muito rápido, o que acaba prejudicando a qualidade dos materiais).

Por Julia Lindner

Fotos: Marcos Medeiros

Samira usa colar – C0629 e Q0173

About these ads

2 comentários sobre “Perfil: Samira Campos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s